domingo, 25 de setembro de 2016

SEMANA PEDAGÓGICA - 3 DIAS

Um bom planejamento escolar começa com os cuidados que se tem para preparar e conduzir a Semana Pedagógica. Nesse encontro, gestores e equipe pedagógica reúnem-se para rever o Projeto Político Pedagógico (PPP), bem como para projetar os próximos 200 dias letivos. O documento resultante traduz a própria identidade da escola, indicando os caminhos a seguir para a obtenção dos objetivos educacionais almejados.
Também é um momento de suma importância para integrar os professores novos, mostrando a eles a cultura da escola com relação ao modo de trabalhar em grupo, e, obviamente, apresentar a todos os docentes as informações necessárias sobre as turmas para as quais irão lecionar.
Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de Didática, Currículo e Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), observa que os gestores devem planejar a Semana Pedagógica, executar o cronograma pré-determinado e, principalmente, acompanhar os resultados ao longo do período letivo.
Segundo o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, com relação ao conteúdo, de forma geral, o encontro deve começar pela discussão dos grandes temas e, a seguir, elencar os desafios específicos da escola. É muito importante, ainda, ter clareza dos objetivos da Semana Pedagógica.

Sugestão de cronograma

Como sabemos que o tempo, de forma geral, é bastante escasso para as reuniões que compõem o encontro, daremos um exemplo de uma Semana Pedagógica condensada em apenas três dias. Mesmo com pouco tempo disponível, é possível realizá-la de forma consistente e elaborar um bom planejamento para os futuros dias letivos. Trata-se de uma mera sugestão. Dependendo da cultura da escola e do tamanho do corpo docente, será necessário implementar adequações.

Dia nº 1
Manhã: Boas vindas, Diagnósticos e Objetivos 

Após recepção a todos e fazer as devidas apresentações, falar sobre o contexto em que a escola se situa (perfil da comunidade, famílias atendidas). Esclarecer as regras administrativas gerais da escola, dos novos materiais adquiridos e da rotina em geral. No passo seguinte, entregar cópias do Projeto Político Pedagógico aos participantes e apresentar os diagnósticos internos e externos da escola. Abrir a discussão sobre os objetivos contidos no PPP e os resultados que a escola conseguiu até o momento. Mostrar as metas seguintes a serem perseguidas. Ao final da discussão, apresentar o cronograma da Semana Pedagógica e os temas que serão abordados.

Tarde: Apresentação dos projetos institucionais 

Avaliar o que foi realizado até o momento, assim como as novas propostas que vêm sendo realizadas em outras escolas. Abrir a discussão para o levantamento de novas ideias do grupo. Como se sabe, os projetos institucionais são aqueles em que a escola mobiliza a comunidade e as famílias dos alunos e devem ser coerentes com o Projeto Político Pedagógico em andamento.

Dia nº2 
Manhã: Professores e funcionários

É hora de passar as turmas para os professores novos. O coordenador pedagógico deve ter em mãos os devidos portfólios e mapas de aprendizagem, para orientar esses professores com base em informações registradas pelos docentes que deixaram as turmas. No caso das turmas de últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, é bom destacar professores antigos para falar sobre o perfil dessas turmas e, também, sobre como avançaram em cada uma das principais disciplinas. É uma forma de integrar todos os participantes.  Nessa manhã, enquanto o coordenador trabalha com os professores, o diretor pode aproveitar para reunir os funcionários administrativos e de apoio para reafirmar a eles a importância de cada um para o sucesso do projeto escolar.

Tarde: Plano de ensino, parte 1 

Aqui será o momento de dividir conjuntamente os conteúdos por bimestre (ou trimestre) e planejar as atividades e também os projetos especiais da área didática. É recomendável agrupar os professores do Ensino Fundamental por série e os do Ensino Médio por disciplina. O plano de ensino de cada professor deve ser estabelecido de acordo com PPP, no projeto curricular e, ainda, na experiência de cada um dos professores. O acompanhamento do andamento dos trabalhos deve ser de grupo em grupo, tanto com a presença do coordenador pedagógico como do diretor. Informar que as propostas fechadas no dia deverão ser apresentadas a todos na manhã do terceiro dia.

Dia nº 3 
Manhã: Plano de ensino, parte 2 

O trabalho de todo o dia anterior, quando foram debatidos os principais pontos do plano de ensino, incluindo atividades e projetos especiais de todas as disciplinas, será apresentado nessa manhã. A exposição oral vai assegurar a coerência do currículo e também a inserção de sugestões vindas de colegas dos demais grupos, enriquecendo o trabalho geral. Após as apresentações, definir com os professores o prazo final de entrega dos planos de ensino consolidados a partir da discussão conjunta. Reforçar que o trabalho de planejamento não se esgotará na entrega dos planos, mas que continuará ao longo do ano letivo, durante as reuniões periódicas.

Tarde: Fechamento e chegada dos alunos  

Esse período está reservado para um balanço das atividades da Semana Pedagógica. Abrir espaço para que os professores colaborem com sugestões para melhorá-la. Acertar com eles a melhor periodicidade e dia para a realização de reuniões periódicas de acompanhamento do planejamento. Aproveitar para discutir conjuntamente as melhores iniciativas para a recepção dos alunos, inclusive os novos, para que todos os integrantes do universo escolar e, principalmente, os alunos sintam-se motivados para iniciar o ano letivo.