domingo, 25 de setembro de 2016

MELHORANDO O APRENDIZADO DOS ALUNOS

Aprender envolve mudança de conhecimentos, crenças, comportamentos e atitudes. Esta mudança é significativa ao longo do tempo, pois ela tem um impacto duradouro sobre como os alunos pensam e agem. Ela é o resultado direto de como os alunos interpretam e respondem a suas experiências passadas e presentes. Nesse processo a papel do educador e da escola é muito importante, assim como o uso de novas tecnologias educacionais. Alguns princípios de melhoria do processo de educação aumentam a chance de sucesso dos alunos da sua escola. Acompanhe quais são elas no nosso post de hoje!

1 – Novas tecnologias educacionais

Qualquer conversa sobre aprendizagem eficaz deve começar com uma consideração de como os alunos aprendem. A aprendizagem é um processo de transformação e uma vez que este processo ocorre na mente, só podemos inferir como ele ocorreu pela performance dos alunos.
A escola deve possuir metodologias educacionais ambiciosas, inovadoras e dar ao aluno modelos mais estimulantes de educação. Um currículo que estimule novas tecnologias educacionais funciona como um grande atrativo para os alunos e é o maior mecanismo de aprendizagem dos dias de hoje.
A melhoria na aprendizagem ligada às novas tecnologias tem uma grande capacidade de contribuir para o processo educativo, mas sempre na medida em que elas estejam relacionadas a um conteúdo específico. Através delas, os alunos podem explorar o que foi aprendido na sala de aula. Incorpore tablets, quadros interativos ou sistemas de computador na aprendizagem.

2 – Seja flexível!

A flexibilidade é necessária para lidar com a diversidade atual dos alunos. A escola deve estimular e saber como lidar com as diferenças e substituir as lições tradicionais por métodos de aprendizado mais práticos e voltados para os problemas do dia a dia do aluno. A escola deve incentivar a participação,reduzir a dispersão dos alunos e evitar a superlotação.

3 – Mude o método de ensino!

O sistema educativo continua a reproduzir formas de ensino que nem sempre funcionam, sem se adaptar às novas realidades e necessidades. É necessário se aprofundar em metodologias mais cooperativas e colaborativas de aprendizagem, com a mediação dos próprios estudantes

4 – Invista na formação dos professores

É necessário adaptar a formação inicial e contínua de professores para as novas necessidades e aconselhá-los sobre questões que eram ignoradas dentro da escola: bullying, falta de motivação e transtornos de déficit de atenção, entre outros. Professores bem treinados são a chave do sucesso acadêmico dos alunos. O aluno deve ter suporte em todas as suas carências e necessidades.
Para conseguir um atendimento especializado se deve investir sempre na formação dos profissionais da sua escola, através de cursos de reciclagem e aprimoramento educacional. Além de um salário atrativo, a escola deve possuir também um quadro de carreira e estimular a participação efetiva dos profissionais da educação em todas as esferas do desenvolvimento curricular.

6 – Envolva toda a comunidade

As famílias, os estudantes e a comunidade na qual a escola se insere também devem estar envolvidos para alcançar o sucesso. Para melhorar a eficiência e o sucesso dos alunos, o projeto educacional deve ser revertido na melhoria contínua de todos e se transformar num espaço aberto a troca de ideias e sugestões.
A escola deve ser um espaço de convívio onde o aluno se sinta acolhido, o que pode acontecer com a abertura da escola fora do horário para que ele possa praticar esportes ou estudar ou com implantação de aulas de reforço escolar, por exemplo.
A prevenção ao mau desempenho escolar é uma responsabilidade de todos os envolvidos na educação. Ela deve estar sempre focada no aluno para que eles consigam alcançar o sucesso almejado sempre contando com o apoio da escola.