domingo, 25 de setembro de 2016

PAUTA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA

conteúdo de pauta de reunião pedagógica

1) Identifique o documento da pauta. O documento deve conter  o nome da escola, data, horário (previsão de início e fim) e nome do coordenador pedagógico. As cópias devem ser distribuídas a todos os integrantes da reunião.
2) Avaliação das metas da reunião pedagógica anterior. Não estipule mais do que duas ou três para poder dedicar tempo a todas, ouvindo todos os participantes;
3) Demandas dos professores feitas na última reunião. Apresente as providências tomadas, bem como uma explicação sobre os motivos de algumas não poderem ser atendidas;
4) Objetivo da atual reunião. Pode ser, por exemplo, “ A utilização de jogos como instrumento de aprendizagem na sala de aula”;
5) Discussão do assunto. Os professores devem apresentar o que já sabem a respeito, as dúvidas em relação ao tema. É o momento do intercâmbio e ideias. O coordenador pedagógico apresenta sua argumentação (que terá planejado antes da reunião) e agrega as ponderações pertinentes dos participantes. Desse resumo, sairão os itens seguintes da pauta;
6) Propostas estratégicas. Como resultado do debate, virão em seguida as proposições de coordenador e professores com relação ao melhor uso de jogos para aplicação em sala de aula;
7) Materiais necessários. Estabelecer uma listagem de recursos que atendam à concretização das propostas apresentadas, bem como prazo de entrega, para que as metas a serem estabelecidas para a próxima reunião pedagógica possam ser cumpridas. Nesse caso, que tipo de jogos e em que quantidade, por exemplo;
8) Metas a serem alcançadas em relação ao objetivo proposto. No caso do objetivo deste modelo, podem ser: I- “Medir percentualmente a aprendizagem do conteúdo trabalhado com o uso do jogo entre os alunos”; II- Para os alunos que obtiveram percentual de avaliação inferior a 70%, levantar por que razão o recurso didático não funcionou; III- Trazer para a próxima reunião uma avaliação geral do uso de jogos em sala de aula;
9) Demandas novas dos professores. Essa é a hora de ouvir as reivindicações e observações dos professores sobre os assuntos que não constam do objetivo da reunião. Ouça com atenção. É nesse momento que você conhecerá melhor a sua equipe. Já se disse que, muitas vezes, as perguntas são mais importantes do que as respostas.
10) Anuncie a data e horário da próxima reunião pedagógica. E apresente um vídeo de, no máximo, cinco minutos, para fechar a sua reunião. Adivinhou sobre qual tema? Acertou quem pensou no uso de de jogos para a aprendizagem dentro da sala de aula, pois, no modelo dessa reunião, é o assunto mais relevante.
11) Quer aproveitar para um instante final de relaxamento e de oportunidade de confraternização? Providencie um cafezinho com bolo para todos!