domingo, 25 de setembro de 2016

ATIVIDADES EXTRACLASSE

No ensino contemporâneo já não há mais espaço exclusivo para as aulas expositivas. Cada vez mais novos recursos têm sido aplicados ao dia a dia das salas de aula e é papel da escola atender a alunos com um novo perfil.
Hoje, com a internet, os estudantes têm cada vez mais acesso às tecnologias e diferentes formas de informação. A escola não é mais o único local onde podem adquirir o saber, mas deve continuar sendo o mais importante. Por isso, é fundamental que as escolas se modernizem e busquem se tornar atrativas e interessantes para esse público tão conectado.
É nesse contexto que as atividades extraclasse vêm ganhando destaque, como uma solução capaz de atrair o interesse dos alunos, contribuir para a formação do aluno e complementar os ensinamentos da sala de aula.

Importância das atividades extraclasse

Atividades extraclasse, portanto, são importantes em diferentes aspectos. Elas são capazes de motivar e promover o interesse dos alunos para os conteúdos estudados. Além disso, podem ser uma excelente oportunidade para ajudar os alunos a compreender e assimilar o conteúdo apresentado em uma ou mais disciplinas.
Estas atividades não podem ser vistas como protagonistas, pois não substituem as atividades curriculares, mas são um coadjuvante importante. Por isso, é importante escolher as melhores opções extra-classe e saber balancear os conteúdos. 

As melhores atividades extra-classe

O principal requisito para o sucesso de uma atividade extraclasse é, sem dúvida, a relação entre ela e o currículo de uma ou mais disciplinas. A atividade deve ser uma oportunidade de vivenciar e aprofundar o conteúdo apresentado em classe.
Mas não é só isso. O ideal é que a lista de atividades extraclasse seja também lúdica e estimulante. Assim, os alunos se tornam motivados. Um passeio a um parque ou uma praia para observar a fauna e a flora nestes ambientes pode ser combinado com uma aula de educação física, fazendo com que os alunos se exercitem ao ar livre e interajam com o meio ambiente. Dessa forma, é possível desenvolver nos alunos habilidades espaciais e corpóreo-cinestésicas, além de despertar neles uma maior consciência quanto ao meio ambiente e a importância da sustentabilidade.
De qualquer forma, é importante que os alunos vejam as atividades como parte do aprendizado e não meramente como um passeio ou uma oportunidade de “matar aula”. Cabe ao educador deixar esse conceito bem claro para os alunos e explicar antecipadamente como será a atividade e o que é espero que eles façam ou observem.
Outro recurso para garantir a atenção dos alunos é atrelar a atividade extraclasse a alguma avaliação, seja um relatório, uma apresentação ou mesmo uma prova, onde o estudante possa deixar claro o que aproveitou e assimilou da atividade.

Como balancear conteúdo e extraclasse

Por mais interessantes e proveitosas que sejam as atividades extraclasse, elas não podem substituir ou se sobrepor ao ensino em sala de aula. Elas devem ser um complemento, portanto o ideal é não ter mais que uma atividade extra-classe por mês, para não prejudicar o cumprimento do calendário e do currículo.
O ideal é tentar encaixar as atividades de uma determinada disciplina dentro do seu horário de aula, mas nem sempre isso é possível. Em alguns momentos, a atividade extra-classe pode ser realizada em uma saída de campo mais longa, que leve um dia inteiro. Dentro do horário de aulas, você pode levar seus alunos a uma biblioteca para trabalharem com literatura ou ao museu da sua cidade, para que vivenciem o que aprendem na aula de história. Visitas a exposições também são uma ótima forma de ampliar o ensino de artes. Esse tipo de atividade, embora pareça simples, ajuda os alunos a assimilarem o conteúdo e também desperta neles a curiosidade, permitindo que “aprendam a aprender” com o ambiente que os cerca.
Esse tipo de atividade não deve ser feita muitas vezes por ano, sendo limitado a uma vez por semestre. Outro cuidado é que por ser uma atividade mais longa, é tentar liga-la a mais de uma disciplina, maximizando os seus benefícios. Por exemplo, você pode levar seus alunos a uma cidade próxima para visitarem algum museu histórico ou mesmo observarem a arquitetura e aproveitar o trajeto para que seus alunos observem a vegetação e a ocupação dos espaços, explorando também o conteúdo de geografia. Assim, os alunos podem exercitar suas habilidades de observação e senso crítico e compreender melhor o ambiente onde estão inseridos.
As atividades extraclasse, como falamos, são excelentes recursos, que devem ser explorados, mas mantendo a moderação para não prejudicar o andamento em sala de aula.