domingo, 25 de setembro de 2016

HABILIDADES SOCIAIS NA ESCOLA

Todos os alunos são dotados de potencialidades e habilidades sociais que precisam ser trabalhadas. Estímulos diários podem ajudar a transformar essas habilidades em competências, preparando-os para uma vida plena como cidadãos, capazes de fazer escolhas adequadas ao seu perfil e prontos para enfrentar o mercado de trabalho.

1. Socialização do aluno

A educação é um processo socializador porque possibilita aos estudantes inúmeras vertentes para complementar e enriquecer seus conhecimentos, já que a escola é um espaço plural. É nesse espaço que terão a possibilidade de expandir suas primeiras relações sociais, pois irão conviver com grupos maiores e bem diversificados, onde aprenderão as primeiras noções do que é dividir. É na educação infantil que começam a se familiarizar com hábitos que irão refletir em suas vivências futuras. Aprendem a trocar com o outro, a ouvir, a esperar por sua vez de entrar na brincadeira ou na roda de contação de história.

2. Cooperação e trabalho em equipe 

É no espaço escolar que são desenvolvidos e estimulados a cooperação e o trabalho em equipe. Como já foi dito anteriormente, a escola é um ambiente plural que tem todos os requisitos para se implementar as noções básicas para futuros cidadãos e empreendedores. Atividades devem ser propostas a cada dia para estimular na criança o espírito de equipe, como por exemplo, a roda de contação de história nos anos iniciais e a produção de pequenos textos, quando cada criança do grupo fornece dados para o texto final, com frases compostas pelos alunos e supervisionada pela professora da turma. As atividades devem trazer sempre muita alegria para quem estiver envolvido. Afinal, a educação deve ser prazerosa.

3. Tomada de decisão e liderança

É um enorme desafio para os gestores escolares porque exige novas atenções, já que é necessário envolver a todos: comunidade, escola e família. Trata-se de um processo bem delicado, que dependerá de estratégias adequadas a determinada comunidade. Para que tudo possa fluir e atender a tomada de decisão, são necessários conhecimentos, habilidades e atitudes, que irão levar ao melhor atendimento da comunidade e dos familiares, professores e os alunos. Todas as estratégias precisam ser discutidas e avaliadas para que o resultado seja alcançado, ou seja, não adianta ser só um bom líder, tem que ter competência para entender bem as relações interpessoais já que estarão sobre a sua responsabilidade todos os grupos citados acima.

4. Resolução de problemas e conflitos

A escola é um ambiente propício para mediar conflitos e problemas que possam existir. É neste espaço que os pais procuram encontrar profissionais qualificados e competentes para mediação de conflitos usando diferentes competências que possam ajudar a prevenir e a administrar de forma construtiva os possíveis embates. É nesse ambiente harmonioso se formar e informa os futuros cidadãos.

5. Fortalecimento do caráter

Os espaços escolares recebem crianças cada vez mais novas. Com isso, cresce a responsabilidade dos profissionais envolvidos. Às vezes, alguns valores trabalhados no espaço escolar não correspondem à vivência da criança em casa. E ai surgem na escola certas demandas, como por exemplo, resolver conflitos familiares. Por isso, gestores competentes fazem toda a diferença. São eles que irão intermediar caso existam alguns conflitos, possibilitando desta forma fortalecer o caráter das crianças. E então, o objetivo de desenvolver competências e habilidades, fornecendo noções reais dos valores morais para que os alunos se tornem cidadãos plenos, será alcançado.

6. Estabilidade Emocional

Consideramos uma habilidade muito delicada a ser trabalha e de muita importância para o futuro da criança. As reações emocionais devem ser cuidadosamente observadas. Por exemplo, prestando atenção se há uma mudança brusca de humor, o que pode se caracterizar como uma instabilidade emocional que, quanto mais cedo for trabalhada, tanto melhor para a fase adulta.

7. Consciência

Uma tarefa a ser desenvolvida desde cedo pela família e, posteriormente, no ambiente escolar porque favorece a autonomia, a organização e a eficiência dos estudantes para a vida adulta. Profissionais adequados e espaços escolares acolhedores conseguem transformar os alunos em adultos capazes de gerir a própria vida, fazendo escolhas corretas e adequadas à vida profissional, social e emocional.
Importante ressaltar que desenvolver competências e habilidades não é algo simples e é um dos desafios enfrentados pelo gestor escolar. É necessário que os profissionais envolvidos no processo sejam qualificados para isso, pois estamos lidando com seres humanos e sabemos que cada um tem seu tempo certo para assimilar e aprender. O acolhimento e o respeito aos estudantes devem ser desenvolvidos diariamente por todos. A educação é a melhor maneira de dar autonomia aos alunos para seres capazes de escolher seus próprios caminhos.