quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Gestão Escolar

No que tange à gestão e organização do trabalho escolar, pode-se sintetizar como aspectos impactantes da qualidade as seguintes dimensões ou fatores: 

a) A estrutura organizacional compatível com a finalidade do trabalho pedagógico; 

b) o planejamento, monitoramento e avaliação dos programas e projetos; 

c) a organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos estabelecidos pela instituição tendo em vista a garantia da aprendizagem dos alunos; 

d) a existência de mecanismos de informação e de comunicação entre os todos os segmentos da escola. 

e) a gestão democrático-participativa que inclui: condições administrativas, financeiras e pedagógicas, mecanismos de integração e de participação dos diferentes grupos e pessoas nas atividades e espaços escolares; 

f) o perfil do dirigente da escola: formação em nível superior, forma de provimento ao cargo e experiência; 

g) a existência de projeto pedagógico coletivo da escola que contemple os fins sociais e pedagógicos da escola, a atuação e autonomia escolar, as atividades pedagógicas e curriculares, os tempos e espaços de formação; 

h) a disponibilidade de docentes na escola para todas as atividades curriculares; 

i) a definição de conteúdos relevantes nos diferentes níveis e etapas do processo de aprendizagem; 

j) o uso de métodos pedagógicos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos; 

k) a implementação de processos avaliativos voltados para a identificação, monitoramento e solução dos problemas de aprendizagem; 

l) a existência e utilização adequada de tecnologias educacionais e recursos pedagógicos apropriados ao processo de aprendizagem; 

m) o planejamento e a gestão coletiva do trabalho pedagógico; 

n) a implementação de jornada escolar ampliada ou integral visando a garantia de espaços e tempos apropriados às atividades educativas. 

o) a implementação de mecanismos de participação do aluno na escola; 

p) a valoração adequada dos serviços prestados pela escola aos diferentes usuários. 

Acredita-se que os resultados escolares são mais positivos quando o ambiente é profícuo ao estabelecimento de relações interpessoais, que valorizem atitudes e práticas educativas, o que também contribui para a motivação e solidariedade no trabalho. 

Tais condições parecem favorecer um desenvolvimento profissional que valoriza a autonomia do professor e o trabalho coletivo, além de apontar para um processo constante de construção da identidade profissional a partir da valorização do estatuto técnico-científico e econômico da profissão.

A escola de boa qualidade é valorada, muitas vezes, pelo fato dos alunos gostarem da escola, dos colegas e dos professores e de se empenharem no processo de aprendizagem.

Nessas escolas, parece interferir na escolha dos alunos o modo como aprendem, o que significa que as aulas e as atividades educativas dentro e fora da escola são atraentes e envolventes, muitas vezes porque os professores utilizam-se de estratégias e recursos pedagógicos adequados aos conteúdos e às características dos alunos. 

São escolas onde os alunos reconhecem e valorizam o trabalho dos professores e dos demais trabalhadores da educação e, também, por essa razão, se envolvem mais no processo de aprendizagem. 

Os alunos quando percebem que estão aprendendo, acabam projetando uma trajetória escolar, acadêmica e profissional de sucesso, visão que acaba sendo valorizada pelos pais, familiares e professores. 

A expectativa de sucesso seja dos alunos, dos pais, dos professores e da comunidade, em geral, pode, portanto, ser considerada fator importante para o desempenho escolar. 

Assim, os pais escolhem as escolas porque tem, em geral, indícios e informações que indicam tratar-se de boas escolas; os alunos permanecem na escola porque, em geral, gostam dela, já que são boas as relações entre os alunos, professores, direção, pais e demais servidores da escola; o ambiente escolar é agradável, educativo, eficiente e eficaz, o que leva os alunos a estudarem com mais afinco. 

Trata-se também de boas escolas porque os alunos têm aulas cotidianamente, já que os professores praticamente não faltam, e porque os alunos são aprovados nos processos seletivos para o ingresso no ensino superior e/ou conseguem ingressar no mercado de trabalho.