No que tange à gestão e organização do trabalho escolar, pode-se
sintetizar como aspectos impactantes da qualidade as seguintes dimensões ou fatores:
a) A estrutura organizacional compatível com a finalidade do trabalho pedagógico;
b) o planejamento, monitoramento e avaliação dos programas e projetos;
c) a organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos estabelecidos pela
instituição tendo em vista a garantia da aprendizagem dos alunos;
d) a existência de mecanismos de informação e de comunicação entre os todos os segmentos da escola.
e) a gestão democrático-participativa que inclui: condições administrativas, financeiras e pedagógicas,
mecanismos de integração e de participação dos diferentes grupos e pessoas nas atividades e espaços
escolares;
f) o perfil do dirigente da escola: formação em nível superior, forma de provimento ao cargo e
experiência;
g) a existência de projeto pedagógico coletivo da escola que contemple os fins sociais e pedagógicos da
escola, a atuação e autonomia escolar, as atividades pedagógicas e curriculares, os tempos e espaços
de formação;
h) a disponibilidade de docentes na escola para todas as atividades curriculares;
i) a definição de conteúdos relevantes nos diferentes níveis e etapas do processo de aprendizagem;
j) o uso de métodos pedagógicos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos;
k) a implementação de processos avaliativos voltados para a identificação, monitoramento e solução dos
problemas de aprendizagem;
l) a existência e utilização adequada de tecnologias educacionais e recursos pedagógicos apropriados ao
processo de aprendizagem;
m) o planejamento e a gestão coletiva do trabalho pedagógico;
n) a implementação de jornada escolar ampliada ou integral visando a garantia de espaços e tempos
apropriados às atividades educativas.
o) a implementação de mecanismos de participação do aluno na escola;
p) a valoração adequada dos serviços prestados pela escola aos diferentes usuários.
Acredita-se que os resultados
escolares são mais positivos quando o ambiente é profícuo ao estabelecimento de relações interpessoais, que
valorizem atitudes e práticas educativas, o que também contribui para a motivação e solidariedade no
trabalho.
Tais condições parecem favorecer um desenvolvimento profissional que valoriza a autonomia do
professor e o trabalho coletivo, além de apontar para um processo constante de construção da identidade
profissional a partir da valorização do estatuto técnico-científico e econômico da profissão.
A escola de boa qualidade é valorada, muitas vezes, pelo fato dos alunos gostarem da escola, dos
colegas e dos professores e de se empenharem no processo de aprendizagem.
Nessas escolas, parece interferir
na escolha dos alunos o modo como aprendem, o que significa que as aulas e as atividades educativas dentro
e fora da escola são atraentes e envolventes, muitas vezes porque os professores utilizam-se de estratégias e
recursos pedagógicos adequados aos conteúdos e às características dos alunos.
São escolas onde os alunos
reconhecem e valorizam o trabalho dos professores e dos demais trabalhadores da educação e, também, por
essa razão, se envolvem mais no processo de aprendizagem.
Os alunos quando percebem que estão aprendendo, acabam projetando uma trajetória escolar,
acadêmica e profissional de sucesso, visão que acaba sendo valorizada pelos pais, familiares e professores.
A
expectativa de sucesso seja dos alunos, dos pais, dos professores e da comunidade, em geral, pode, portanto,
ser considerada fator importante para o desempenho escolar.
Assim, os pais escolhem as escolas porque tem, em geral, indícios e informações que indicam tratar-se
de boas escolas; os alunos permanecem na escola porque, em geral, gostam dela, já que são boas as
relações entre os alunos, professores, direção, pais e demais servidores da escola; o ambiente escolar é
agradável, educativo, eficiente e eficaz, o que leva os alunos a estudarem com mais afinco.
Trata-se também
de boas escolas porque os alunos têm aulas cotidianamente, já que os professores praticamente não faltam, e porque os alunos são aprovados nos processos seletivos para o ingresso no ensino superior e/ou conseguem
ingressar no mercado de trabalho.