sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O que a coordenação pedagógica pode fazer com os resultados do IDEB?

O que a coordenação pedagógica pode fazer com os resultados? Divido minhas sugestões em dois momentos: a reunião com a equipe e a lição de casa que vou fazer realizar, depois.
Sugestões para o encontro com os professores
- Analisar o índice da escola e comparar com os resultados das avaliações internas, coletivamente (entre todos os alunos) e depois individualmente (por cada professor) para, assim, mapearmos por sala quais têm necessidades de aprendizagem.
- Organizar e planejar momentos formativos dos professores para avaliar com a equipe o que deu certo e devemos manter e o que exige mudanças.
- Observar os dados obtidos e os índices anteriores para analisar avanços e retrocessos, retomando o plano de metas do ano anterior a fim de manter e reforçar as ações que deram certo.
- Retomar a matriz curricular e de referência para identificar quais áreas da escola precisam de investimentos.
Após a reunião com os docentes
- Organizar um cronograma com as atividades que cada um deve realizar em prol das metas e ações definidas pelo grupo, estabelecendo uma rotina de acompanhamento em cada sala de aula e de planejamento com os professores.
- Incentivar o professor para o uso de novas estratégias. Para isso é preciso conhecer a prática dele, acompanhá-lo e o ajudar no seu planejamento.
- Preparar, com base nas necessidades dos docentes e nos conteúdos de trabalho, reuniões para a formação constante sobre o processo de ensino e aprendizagem.
- Identificar quais alunos apresentam necessidades de aprendizagem e realizar estratégias de intervenção com eles desde as séries iniciais.
- Organizar equipes de apoio pedagógico por meio do agrupamento de alunos por ciclo e necessidade de aprendizagem. Dependendo do conteúdo, pode-se até utilizar a própria equipe de professores em dias definidos previamente.
Só com base em dados e evidências o coordenador pode fugir do papel de “bombeiro”, que passa a maior parte do tempo “apagando incêndio” e atuando “no escuro”. Ele precisa agir na causa dos problemas, garantindo, assim, a aprendizagem de alunos e, consequentemente, a melhoria dos indicadores de sua escola. O objetivo maior, é claro, é aprimorar o ensino e a aprendizagem, sempre em benefício dos alunos. O resultado no Ideb é consequência de um trabalho bem feito.