sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Desafios do PC em 2017

Os Principais Desafios da Coordenação Pedagógica no ambiente escolar estão divididas em 4 áreas de atuação:
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     Em relação à Administração Escolar:
  1. Auxiliar o Diretor na construção do Projeto Político Pedagógico.
  2. Construir a Proposta Pedagógica da escola.
  3. Elaborar o Plano de Ação pedagógico, que é composto pelas atividades que serão realizadas e gerenciadas pela coordenação ao longo do ano. O Plano deve conter os objetivos de cada ação, o período de realização e os responsáveis pela execução. Preparamos um guia para a elaboração do Plano de Ação Pedagógico, com dois modelos prontos: acesse o material.
    Em relação aos Professores:
  4. Incentivar a construção do senso de equipe na equipe docente, envolvendo a participação de todos nos projetos de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
  5. Ajudar a organizar as tarefas direcionadas a cada membro do corpo docente, a fim de manter o ambiente agradável evitar mal entendidos.
  6. Trabalhar a Formação Continuada do corpo docente, por meio de treinamentos e aprofundamento teórico e cultural.
  7. Motivar os professores com projetos de desenvolvimento didático e superação de dificuldades na sala de aula.
  8. Orientar os planos didáticos dos professores, adequando-os às propostas do colégio e às necessidade dos alunos.
  9. Elaborar atividades de interação entre os docentes para incentivar o aprendizado por meio de troca de experiências de sala de aula.
  10. Avaliar a gestão da sala de aula dos professores, analisando Diários de Classe e acompanhando seu dia a dia.
  11. Elaborar um sistema de feedback do trabalho da equipe docente em sala de aula, unindo avaliações, propostas de melhoria e sugestões para resolução de problemas frequentes.
  12. Criar e gerenciar o Grupo de Apoio Didático, que pode ajudar o coordenador na gestão pedagógica, além de gerar um senso de meritocracia pelo bom desempenho. O grupo deve ser composto por professores que se destacaram pelo grande interesse na evolução da qualidade de ensino da escola.
    Em relação aos Alunos e Pais:
  13. Incentivar o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas para envolver e motivar os alunos.
  14. Impulsionar a utilização de práticas pedagógicas que respeitem e compreendam as diferenças individuais.
  15. Identificar os perfis dos alunos e das turmas, com seu rendimento escolar, seu comportamento, suas habilidades e dificuldades, para sugerir práticas adequadas a cada grupo.
  16. Planejar atividades letivas de engajamento das famílias na educação dos filhos.
  17. Criar métodos de pesquisa para identificar a opinião das famílias e alunos em relação às práticas pedagógicas para a evolução constante da qualidade de ensino da escola.
    Em relação ao próprio Coordenador:
  18. Incluir na rotina momentos para estudo e desenvolvimento pessoal e profissional para estar sempre atualizado e levar novas estratégias de ensino à escola.
  19. Produzir relatórios trimestrais, semestrais ou outros formatos que registrem os desafios enfrentados no período e os aprendizados adquiridos, para a utilização nos próximos planejamentos e para a ciência do diretor.
  20. Analisar os relatórios e diagnosticar as condições pedagógicas gerais da escola, a fim de desenvolver novas práticas de ensino direcionadas a essas circunstâncias.