quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PLANO DE AULA

Não basta ter um plano de aula, mas também é necessário saber como executar trabalho e pesquisa.A partir de um projeto didático que, envolve o aluno no tema e traz para a sala de aula atividades interessantes, o professor poderá avaliar o nível de aprendizagem do aluno executando uma apresentação final.

1º Passo: Apresentação do tema. O professor deverá fazer uma apresentação sobre o tema, explicando a Pauta da aula (início, meio e fim). Para que esta apresentação demonstre exatamente o grau de entendimento dos alunos, o professor deverá primeiramente,  incentivar que  façam anotações sobre:
  • O tema sugerido;
  • Dúvidas ou questões mal esclarecidas;
  • Curiosidades;
  • Datas e demais observações.
A partir destas simples observações, será possível perceber o quanto o aluno sabe ou se interessa pelo tema.
2º  Passo: Inteiração e Debate. O professor deverá fazer uma leitura e uma abordagem ampla sobre o tema do trabalho, sugerindo o debate entre os alunos e questionando sobre as principais características do tema. As anotações e observações mais relevantes deverão ser colocadas em pauta, e o professor deverá pedir um resumo sobre o que foi explicado, debatido e anotado durante a aula.Escrever ajuda o aluno a organizar seus conceitos, e, principalmente, demonstrar aprendizado.
3º Passo: Pesquisa. Acompanhe o desenvolvimento da pesquisa que deverá ser feita pelos alunos organizando um organograma simples:
  • Produção de texto inicial: Significados, aspectos, características, justificativas e, objetivos.
  • Busca de dados: Datas significativas, obras e aspectos fundamentais de conduta.
  • Análise do material: Organização das pautas e resumo para uso oral que deverá ser usado na apresentação do trabalho.
  • Organização: Os alunos deverão se preparar para a apresentação do trabalho, para isto poderão contar com a elaboração de gráficos, figuras ou imagens se necessário.
4º Passo: Importância histórica ou científica. O professor poderá se valer de filmes e recortes de jornais para exemplificar o valor histórico sobre o tema.
5º Passo: Apresentação. Os alunos deverão apresentar seus trabalhos para todos os alunos presentes em sala de aula, ou evento científico/ histórico.

Como o professor avalia o desempenho dos alunos?

Para que o professor possa avaliar o aluno, siga este modelo:
  • Nome do aluno:
  • Seleção de Textos de informação:
  • Resumo individual:
  • Participação, respeito e tolerância:
  • Organização, hierarquia e apresentação:
  • Uso de suporte para as apresentações:
  • Conteúdo da fala, clareza das ideas e, interesse dos alunos:
  • Desenvoltura e superação das dificuldades:

Para que fazer anotações?

Quando anotamos o conteúdo explicado em sala de aula, estamos nos expressando conforme nosso entendimento, ao mesmo tempo em que, organizamos nossas ideias. Desta forma podemos reconstruir a informação passada pelo professor e concluir dúvidas, estabelecendo curiosidades.

O que os alunos aprendem ao tomar nota durante uma exposição oral?

Quando o aluno seleciona e toma nota sobre algo exposto em sala de aula, demonstra interesse sobre determinada informação.Para realizar esta tarefa, é necessário que o aluno, escute, compreenda e expresse em palavra escrita, tal informação obtida.

Como o aluno deve saber o que precisa ser anotado?

É essencial que o expositor dê uma forcinha aos alunos, utilizando de ênfases do tipo: “É importante saber que…”, ou “Não podemos nos esquecer de…”. O aluno também poderá anotar palavras chaves que possam ser complementadas com os textos dos livros, posteriormente, para que não percam o raciocínio e nem ao menos a  explicação do professor. Esta dinâmica deve ser proposta pelo professor para testar a capacidade de absorção e interesse do aluno sobre o o tema.

O que se aprende ao fazer anotações?

O aluno que faz anotações aprende a registrar suas próprias intenções, e deve ser incentivado a desenvolver o assunto a partir desta observação. Esta prática será de grande auxílio na elaboração do projeto escolar.

Como organizar as anotações?

As anotações devem ser organizadas de acordo com as datas, autor, ou fato relevante histórico ou científico. É importante auxiliar os alunos a encabeçar os textos com títulos e fatos decorrentes de valores específicos como os citados acima, para que assim, não se percam no limear da história ou do tempo, facilitando o entendimento dos outros alunos e convidados, durante a apresentação do trabalho.