Plano de ação
INTRODUÇÃO:
A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz.
A dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador , requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.
Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
Coordenar a elaboração, execução e avaliação do Projeto político pedagógico
Promover e junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da Educação básica
Elaborar junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar
Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los,realizando reuniões individuais sempre que houver necessidade.
Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos
.Coordenar e realizar a HP com os docentes da escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de aula e incentivando troca de experiências entre professores.
Promover e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais.
Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem.
ATIVIDADES:
Acompanhar plano de aula e caderno de planejamento dos professores
Participação nas reuniões administrativas;
Acompanhar e motivar ações do PDE
Sugerir e acompanhar a execução de Projetos
Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem
Coordenar e acompanhar a realização de ventos.
Observar direta ou indiretamente a prática pedagógica de cada professor
Acompanhar horário dos professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas
Organizar horário na falta de professores
Organizar o cronograma de provas
Analisar e orientar a elaboração de provas
Sugerir metodologias diferenciadas (filmes, jogos, livros e outros)
Analisar resultado de diagnóstico
Participação nas reuniões de Pais e Professores;
Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;
METODOLOGIA DE TRABALHO:
O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de diagnósticos
Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
Observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
Visitas, Conversas,
Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
CONCLUSÃO:
O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do Orientador Pedagógico do comprometimento e aceitação dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando e tendo um bom relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre coordenador e professor é essencial para obter-se um bom resultados. Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para superar os obstáculos e tentar criar estratégias bem formuladas para desenvolver com qualidade o processo de ensino-aprendizagem.