segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Plano de Ação do Professor Coordenador

Plano de ação


INTRODUÇÃO:

A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz.

A dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador , requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação  pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.

Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.

  Coordenar a elaboração, execução e avaliação do  Projeto político pedagógico
  Promover e junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da  Educação básica
  Elaborar junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar
  Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
  Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
  Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los,realizando reuniões individuais  sempre que houver necessidade.

  Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos
  .Coordenar  e realizar a HP com os docentes da escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de aula e incentivando troca de experiências entre professores.
  Promover e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais.
  Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem.

ATIVIDADES:

    Acompanhar plano de aula e caderno de planejamento dos professores
  Participação nas reuniões administrativas;
  Acompanhar  e   motivar  ações do PDE
  Sugerir e acompanhar a execução de Projetos
  Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem
  Coordenar e acompanhar  a realização de ventos.
  Observar direta ou indiretamente a prática pedagógica de cada professor
  Acompanhar horário dos professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas
  Organizar horário na falta de professores
  Organizar o cronograma de provas
   Analisar e orientar  a elaboração de provas
   Sugerir metodologias diferenciadas (filmes, jogos, livros e outros)
  Analisar resultado de diagnóstico
  Participação nas reuniões de Pais e Professores;
  Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
  Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;


 METODOLOGIA DE TRABALHO:

O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.



 AVALIAÇÃO:

  A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
  Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de diagnósticos
  Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
  Observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
  Visitas, Conversas,
Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
  Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.


CONCLUSÃO:

O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do Orientador Pedagógico do   comprometimento  e aceitação  dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos responsáveis pelos alunos desta instituição.

Portanto o coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando  e tendo um  bom relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre coordenador e professor  é essencial  para obter-se um bom resultados. Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para superar os obstáculos  e tentar  criar estratégias  bem formuladas para  desenvolver com qualidade o processo de ensino-aprendizagem.