sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Escola Eficiente

Em uma escola eficiente, cada pessoa sente o valor da própria atividade e percebe que sua atuação faz a diferença. Para a sua ter essas características, o diretor precisa se aproximar da equipe e atuar diretamente na definição das tarefas de cada um, sempre tendo em vista o planejamento. Neste ponto, ele precisa ser democrático e permitir uma comunicação aberta com os funcionários.
Pela minha experiência, ter os trabalhos alinhados faz com que os colaboradores compreendam a metodologia de funcionamento da escola e deixa clara a importância de todos na aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, elenco três dicas que são fundamentais.
1. Potencialize o papel de cada pessoa
Seja em momentos individuais ou coletivos de conversas com os colaboradores, planejados ou espontâneos, é preciso reforçar qual é a atuação de cada um e exemplificar o desenvolvimento das atividades. Isso torna o cotidiano de trabalho mais tranquilo para todos, proporcionando melhores resultados.
2. Estabeleça prioridades
A prioridade da escola está voltada para o “aprender”, então cabe ao diretor, em parceria com os outros membros da gestão, apontar qual a melhor maneira para isso acontecer. A aprendizagem deve ser o foco total de atuação de todos.
3. Socialize os avanços
Mostre os sucessos adquiridos pelos alunos a cada bimestre, semestre e ano, assim como em momentos de reunião de equipe, de pais e/ou responsáveis, e de conversa com os estudantes. É sempre positivo dizer a todos os bons resultados que se tem alcançado graças ao sucesso da equipe a fim de reforçar os aspectos positivos e principalmente como cada vitória foi conseguida.
Ter um bom time é o primeiro passo para alcançar resultados positivos. Como líder da sua equipe, é fundamental que você saiba quais são os caminhos para tornar sua escola o melhor ambiente de Educação possível.