quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como Diminuir a Evasão Escolar

Com base nisso, junto com minha equipe, iniciei uma série de medidas a fim de incentivar os estudantes a se envolverem mais no ambiente de estudo. Após três anos, posso dizer que essas ações deram certo, já que conseguimos diminuir nosso índice de evasão para 2,5% e aumentamos a participação dos alunos no dia da aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemática, e no questionário socioeducativo, o que ajudou a melhorar nosso resultado no Ideb de 77% para 99%, uma grande conquista!
Para chegar a isso, tomamos algumas medidas:
  • Passamos a incentivar um maior diálogo com os alunos para que eles possam saber do valor e da importância da participação deles no processo educacional. Ou seja, deixamos claro que, para eles aprenderem, precisam participar efetivamente das atividades diárias e compreender que as avaliações externas, também são importantes e não apenas as que acontecem no cotidiano da sala de aula.
  • Iniciamos e fomentamos a participação dos alunos em atividades no contraturno, como pesquisa, grupo de estudo, amigos da sala de leitura, teatro, música e outras. Elas se mostraram essenciais na ajuda e contribuição para o grande objetivo final, que é o aprendizado de todos.
  • Deixamos expostas informações em murais, tais como: calendário escolar (onde apresentamos todas as datas prováveis de atividades), período avaliativo, folgas, dias letivos por bimestres e semestres, eventos, compromissos etc. Essa ação deixou claro aos alunos quais são os compromissos do dia-a-dia e exemplificou como a frequência deles é importante.
Tais atitudes deixaram todos cientes que a participação de cada aluno torna o espaço escolar ainda mais produtivo, já que cada um é corresponsável pelo desenvolvimento da escola. Como líder de todos os processos educacionais, é fundamental que você, diretor, saiba em quais momentos e como precisa potencializar uma participação mais efetiva dos estudantes.