terça-feira, 5 de julho de 2016

Roteiro para um Projeto com base na Pesquisa

Confira um roteiro para orientar a construção de projetos com base na pesquisa:
Concepção 
A definição de um problema ou tema é o primeiro passo para construir um projeto. Nesse caso, a partir dos resultados da pesquisa, estudantes e professores podem analisar os dados da escola para identificarem os desafios que irão tentar solucionar. Eles podem observar quais são as demandas mais apresentadas pelos colegas para criarem propostas de intervenção.
Planejamento 
A definição das atividades a serem desenvolvidas deve ser feita de forma coletiva. Neste momento podem ser pensadas quais ações e etapas serão necessárias durante o projeto, além apontar os recursos utilizados. O professor também deve auxiliar os alunos na identificação de quais propostas poderiam ser realizadas em curto, médio e longo prazo.
Cronograma 
Durante o planejamento também deve ser elaborado um cronograma, que considera o tempo necessário para o desenvolvimento do projeto e estabelece prazos para cada atividade. Vale lembrar que o cronograma deve prever a chegada dos resultados segmentados da pesquisa após setembro.
Execução 
A execução é momento em que os alunos começam a fazer pesquisas e trabalham em grupos para desenvolverem suas propostas de intervenção na escola. O professor deve incentivar a turma e estar disponível para dar orientações.
Monitoramento e avaliação 
Antes de iniciar o projeto, o professor deve pensar sobre a avaliação e construir critérios em conjunto com os alunos. É importante que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e não apenas no encerramento.
Encerramento 
Após o término do projeto, o educador pode organizar uma roda de conversa com a turma para refletir sobre as propostas de intervenção realizadas. Pode ser levantado um debate sobre como acontecem processos de mudança dento da escola, identificando quais propostas podem começar a ser realizadas em âmbito local e quais devem envolver o diálogo com órgãos públicos municipais, estaduais e federais.