terça-feira, 5 de julho de 2016

PLANO DE AULA COLABORATIVO

Você sabe o que os seus alunos querem da escola? 
Que tal ouvir o que eles têm a dizer? 

Para estimular a reflexão sobre como conectar a educação com os interesses da juventude do século 21 e incentivar a escuta dos estudantes, quatro professoras autoras do Diário de Inovações toparam o desafio de construir um plano de aula colaborativo. Com apoio de ferramentas de edição coletiva de texto, videoconferências e grupos de discussão online, elas elaboraram uma sequência de quatro aulas baseadas em pesquisa com a equipe escolar. Confira:


Objetivos
– Refletir sobre as suas experiências de aprendizagem e identificar o que a escola deveria ter para promover um aprendizado conectado com os seus interesses
– Elaborar uma proposta de criação de uma escola e argumentar sobre ela
– Trabalhar em grupo e argumentar com os pares
Recursos
– Questionário da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”
– Dispositivos móveis dos alunos e outros recursos tecnológicos
– Papéis, cartolinas, canetinhas, lápis, canetas e imagens
Duração4 aulas
Desenvolvimento
— AULA 1 —
Passo 1: Comece essa atividade com uma roda de conversa de sensibilização sobre como os alunos se percebem na escola e o que gostariam de mudar dentro dela.
Passo 2: Conte aos alunos sobre a proposta desta atividade e as etapas que eles irão participar nas próximas aulas. Também leve em conta as sugestões apresentadas por eles.
Passo 3: Após um momento de sensibilização, apresente a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção” e incentive que os alunos acessem o link para responder ao questionário, por meio dos seus dispositivos móveis ou equipamentos do laboratório de informática da escola.
— AULA 2 —
Antes da Aula
Passo 1: Elabore questões relacionadas aos conteúdos estudados nas áreas de conhecimento. As perguntas devem ser simples e objetivas para que os alunos consigam responder rápido ou fazer consultas nos seus materiais didáticos. Também elabore um roteiro com dicas para orientar os alunos na missão de construir uma escola.


Passo 2: Esconda pedaços do roteiro pela sala de aula ou pela escola, como uma espécie de caça ao tesouro e/ou gamificação, em que o aluno poderá explorar pistas relacionadas aos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Será possível usar recursos tecnológicos, como pistas através de QR Code, pistas dentro de caixas com segredos, quebra-cabeças, músicas, imagens e enigmas que aguçam a curiosidade. Também não esqueça de elaborar dicas para que os alunos possam encontrar todas as partes.
Durante a aula
Passo 3: Divida a sala em cinco grupos. Apresente alguns perfis de escolas (como avatar/personagens) e peça para cada grupo escolher o seu. Cada grupo poderia ser identificado por símbolos criados pelos integrantes.
SUGESTÕES DE PERFIS DE ESCOLAS PARA OS ALUNOS ESCOLHEREM

Uma escola que prepara os alunos para o mercado de trabalho
Uma escola que prepara os alunos para ENEM e vestibular
Uma escola que prepara para relações humanas e sociais
Uma escola que prepara para lidar com as emoções
Uma escola que prepara para desenvolver habilidades artísticas e culturais
Uma escola que prepara para cidadania
Uma escola que prepara para desenvolver conhecimentos em disciplinas

Passo 4:
 Entregue a primeira questão aos grupos. Conforme eles responderem, entregue uma pista para encontrarem a primeira parte do roteiro. Faça isso até que eles consigam responder todas as perguntas e encontrar todas as partes do roteiro. Incentive o trabalho em grupo e a divulgação dos resultados.
— AULA 3 —
Passo 1: Dê um tempo para que os grupos se reúnam e, com auxílio do roteiro, elaborem a proposta de construção da sua escola.
Passo 2: Peça para cada grupo apresentar a sua proposta em uma espécie de horário político. Neste caso, os alunos irão elaborar pontos importantes que serão apresentados, ressaltando os diferenciais da proposta; eles podem usar algumas temáticas do questionário como referencial. Dê 5 minutos para cada grupo defender a sua escola.
Passo 3: Organize uma votação para a turma eleger a melhor proposta de escola.
— AULA 4 —
Passo 1: Com a escola eleita, os alunos irão realizar uma plenária para debaterem pontos importantes e divergentes. Eles também poderão acrescentar novas ideias dos partidos coligados.
Passo 2: Fechamento da atividade com o posicionamento de cada grupo sobre a atividade e a escola eleita.
Passo 3: Perguntar se após desenvolver a atividade os alunos teriam dado respostas diferentes no questionário. O que eles mudariam? Por quê?
AvaliaçãoPara avaliar a atividade, o professor pode construir uma rubrica. Ela deve conter os objetivos específicos da atividade e competências a serem desenvolvidas pelos alunos. É desejável que o professor solicite uma autoavaliação dos alunos (e os critérios poderão ser elaborados em conjunto), possibilitando a elaboração de uma reflexão sobre sua participação na atividade, envolvimento com o grupo e alcance dos objetivos propostos. Para cada tipo de atividade pode ser construída uma rubrica, levando em consideração o que foi desenvolvido.